domingo, 27 de dezembro de 2009

As águas do Rio Belém, em eventos de chuva, apresentam características médias similares às encontradas em esgotos domésticos

A Bacia Hidrográfica do Rio Belém é uma bacia genuinamente curitibana. Representa 20% da área do Município de Curitiba e abriga aproximadamente 50% de sua população. Suas águas estão poluídas e contaminadas primordialmente por esgotos domésticos e resíduos sólidos.

Neste contexto, a avaliação da qualidade das águas assume um papel de fundamental importância como fonte de informações para direcionar proposição de ações para a despoluição do Rio Belém.

O objetivo geral deste trabalho é conhecer o comportamento de algumas variáveis consideradas importantes para caracterizar a qualidade das águas do Rio Belém em um ponto estratégico da bacia em eventos de chuvas intensas.

O trabalho teve início com a escolha da seção de controle a partir de critérios específicos como localização, facilidade de acesso e representatividade quanto a Bacia Hidrográfica do Rio Belém. Foram definidas as variáveis de qualidade das águas que pudessem representar as condições de uso e ocupação do solo da bacia, a saber : Cor Aparente, Temperatura da Amostra, Potencial Hidrogeniônico, Condutividade Elétrica, Demanda Química de Oxigênio, Nitrogênio Total Kjeldahl, Nitrogênio Orgânico, Nitrogênio Amoniacal, Fósforo Total, Oxigênio Dissolvido, Porcentagem de Saturação de O2, Sólidos Totais, Sólidos Dissolvidos Totais, Sólidos Suspensos Totais, Sólidos Sedimentáveis, Turbidez e Vazão.

Para essas variáveis, delineou-se um plano de amostragem determinando a freqüência amostral das coletas, iniciando-se com uma coleta antes do início da precipitação, para que se pudesse conhecer a qualidade basal das águas do Rio Belém. Em seguida foram realizadas coletas em um período de trinta minutos, totalizando dez amostras com intervalos de três minutos entre si. Nesta etapa o objetivo é o de captar dados de qualidade simultâneos ao pico da vazão das águas do Rio Belém. Após o pico de chuva, foram coletadas outras três amostras com um intervalo de dez minutos entre si, uma amostra duas horas após o início da chuva e, por fim, uma última amostra após três horas do início da chuva, totalizando então dezesseis amostras relativas à
qualidade das águas. A partir dos dados quantitativos foi calculada a carga orgânica gerada pela Bacia do Rio Belém.

O evento de chuva monitorado ocorreu após 69 horas de intervalo sem precipitação e teve duração de uma hora e gerando na bacia um volume precipitado de 1.854 m3. As variáveis estudadas apresentaram diferentes tempos de resposta em relação aos picos de concentração.

De uma maneira geral, oito variáveis apresentaram uma resposta aos vinte minutos após o início da precipitação. Como a carga de poluentes sofre influência da vazão do rio e esta aumenta gradativamente ao longo do tempo, as respostas apresentadas tenderam a ser aproximadamente 20 a 30 minutos mais tardia.

Com base neste estudo, pode-se concluir que a geração de poluentes na Bacia Hidrográfica do Rio Belém é significativa e este efeito é melhor observado na região central da Cidade de Curitiba onde a densidade populacional é maior que em outras áreas da bacia. As variáveis analisadas, principalmente Nitrogênio, Fósforo e Sólidos apresentaram concentrações médias equivalente às encontradas em esgotos domésticos, indicando a baixa qualidade das águas do escoamento superficial e o seu potencial poluidor.

EDWIGES, Thiago; BOLLMANN, Harry Alberto Bollmann. Avaliação temporal da carga orgânica transportada no rio belém, estação prado velho, curitiba, pr, em eventos de chuvas intensas. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado do Curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Junho de 2007, 87p.

http://docs.google.com/fileview?id=0B-CvYAvSwLd9YjcwNmU1MjQtMzFlYS00OTY4LWE0NGEtOTBkNjJhZjQ4OGEw&hl=pt_BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário