
Esses números mostram a grande influência que os moradores da região da Bacia Hidrográfica têm na poluição do Rio Belém. Eles não possuem conhecimento sobre a existência e, até mesmo, sobre qual deve ser a utilidade do Rio. A educação ambiental faz-se importante, nesse caso, para informar a população e ensinar qual é a importância de dispormos de um rio limpo em nossa cidade.
Foi essa a conclusão do projeto, que teve como objetivo monitorar a qualidade das águas da região da Bacia Hidrográfica do Rio Belém por meio da construção de mapas temáticos.
Para a geração desses mapas, foram utilizados uma grade retangular, de resolução 10m x 10m, e um interpolador Média Ponderada.
Para que fossem feitos os mapas, 472 questionários foram aplicados aos moradores da Bacia Hidrográfica, em locais estudados por cientistas da área de Geoprocessamento, com o intuito de colher informações de caráter socioambiental. Suas perguntas, que totalizavam 26, eram selecionadas com o objetivo de gerar determinados tipos de indicadores que seriam aplicados nessas representações.
Com os resultados da enquete, tais pesquisadores analisaram os dados obtidos e os tabularam. Depois, elaboraram um Banco de Dados com informações da Bacia e, a partir disso, foram feitos mapas temáticos que tinham os seguintes temas: importância do rio na vida dos ribeirinhos; nível de conhecimento da população sobre o assunto de preservação ambiental e poluição; nível de escolaridade da população; e, por último, um mapa sobre a disponibilidade dos moradores de participar de programas e ações para a recuperação do Rio Belém.
Como resultado final do trabalho, foram elaboradas propostas para a melhoria do saneamento do local mapeado.
BRANDALIZE, Maria Cecília Bonato; BOLLMANN, Harry Alberto. Mapeamento da percepção ambiental dos moradores da bacia hidrográfica do rio Belém utilizando o SPRING. Artigo apresentado no Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, abr. 2009, INPE, p. 3613-3619.
Nenhum comentário:
Postar um comentário