segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Medição da qualidade das águas do Rio Belém contribui para o processo de despoluição do rio




A Bacia Hidrográfica do Rio Belém é uma bacia genuinamente curitibana.Representa cerca de 20% da área do Município de Curitiba e abriga aproximadamente 50% de sua população. Entretanto, o estado de conservação das suas águas não está à altura da sua importância simbólica. Suas águas estão poluídas e contaminadas primordialmente por esgotos domésticos e resíduos sólidos.

Neste contexto, a avaliação da qualidade das águas assume um papel de fundamental importância como fonte de informações para direcionar os procedimentos de proposição de ações para a despoluição do Rio Belém. O monitoramento tem como missão fundamental o fornecimento de informações sobre a qualidade média das aguas superficiais, bem como sua variabilidade espacial e temporal, considerando variáveis que possam refletir no uso e a ocupação do solo.

A pesquisa iniciou com o levantamento das fontes de informação existentes, para então realizar a escolha dos pontos amostrais. Após isso foi construído um plano amostral baseado na revisão de literatura e então se deu início as coletas mensais assim como a disponibilização dos dados obtidos em plataforma eletrônica.

Observaram-se quatro grupos distintos de variáveis de qualidade das águas: as que foram sensíveis aos eventos de poluição pontual apenas, as que foram sensíveis aos eventos de poluição difusa, as que foram sensíveis à poluição difusa e pontual e as que não apresentaram clara sensibilidade aos estímulos.

Complementarmente foram aplicados protocolos perceptivos nos seis pontos estudados, como a construção de um banco de dados em plataforma eletrônica, e realizada as análises estatísticas sobre os dados obtidos.

Com base neste estudo, pode-se concluir que a poluição do Rio Belém é compatível com o lançamento de esgotos domésticos pouco ou não tratados e que a região da Vila Diana apresentou a pior qualidade das águas necessitando, assim, de uma intervenção prioritária. A poluição difusa de Sólidos é típica de mananciais desprotegidos de mata ciliar, visto que essa desproteção também foi detectada pelos protocolos perceptivos aplicados e a poluição pontual se dá por variáveis indicadoras de esgoto orgânico nas formas de Carbono, Nitrogênio e Fósforo.

EDWIGES, Thiago; BOLLMANN, Harry Alberto Bollmann. Programa interdisciplinar de pesquisa e intervenção na Bacia do Rio Belém: Monitoramento da qualidade das águas: Sub-bacia Barreirinha. Relatório Final apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Agosto de 2006, 62p.


https://www.dropbox.com/s/yt9u8m2sweqo9af/PIBIC%202005%202006%20THIAGO%20EDWIGES%20qualidade%20das%20aguas%20belem%20nascentes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário